terça-feira, 29 de outubro de 2013

Hidratação de couro - restaurando bolsa de couro

Olá pessoas!!

Tenho algumas bolsas de couro (natural) que uso no meu dia a dia... Uma branca (para dias de verão), uma preta básica e uma caramelo... Elas são bem básicas... por que são atemporais... Passa ano entra ano elas estão lá, como deve ser, firmes e fortes. Por vezes não tão bela... 
Por não estarem sempre belas, ano passado eu comprei duas graxas líquidas (Nugget) uma branca e outra preta. Primeiro fiquei morrendo de medo de qualquer uma delas mancharem minhas roupas, mas isso não aconteceu (Ufaaa!!!). Mas também não ficaram lindas de morrer. A preta estava com o couro um pouco desgastado (desleixo meu!) e para minha surpresa (depois de algumas "demãos") o couro se restaurou! Porém não ficou perfeito, creio que por essa graxa ser parecida com tinta e a bolsa ser bem maleável, o couro ficou com um aspecto micro craquelado. Mas não ficou horrível. Dá, com certeza, para usar.

Depois do tratamento de duas bolsas, faltou a caramelo. E o tratamento dessa foi diferente! E eu fiz um tutorial para vocês, mostrando tudinho! Nenhuma foto foi editada...

Essa ideia foi meu namorido quem deu. Um dia ele solicitou que eu comprasse glicerina líquida para ele hidratar o volante do carro dele, que é de couro. Eu comprei e ele sumiu com o vidrinho de glicerina. Perguntei se havia dado certo (se o couro havia ficado hidratado) e você acredita que ele nem lembrava que eu havia comprado pra ele???

Passaram-se alguns dias e eu fui na perfumaria e comprei... Aqui está a foto do produtinho. Só para salientar, este post não é um Publieditorial. Este é o produto que eu comprei.

Glicerina - By DecorRolando

O preço que paguei foi esse, nem sei se é caro ou barato, por que eu não pesquisei.
O verso do produto. No modo de usar você pode observar que a glicerina é um hidratante que pode ser passado na nossa pele... (Será?! Eu não testei...) Bom se pode passar na pele, pode passar no couro, lembrando que o couro também é um tipo de pele (xiii, e os direitos dos animais... snifff...)

recuperar bolsa de couro
Rótulo da glicerina, com composição e modo de usar - By DecorRolando
Para hidratar a bolsa não foi necessário utilizar mais de uma colher de sopa de medida, como pode-se observar na foto abaixo. Para hidratar utilizei um pedaço, relativamente pequeno, de algodão.
Uma colher de glicerina é o suficiente para hidratar uma bolsa de couro de tamanho pequeno/médio. By DecorRolando.

O algodão utilizado para fazer o processo de hidratação. Note que o algodão do lado direito está meio sujinho... 

O processo já iniciado. 
Comecei pela parte superior da bolsa por que era a parte da bolsa que estava mais tristinha... É o lugar que ficamos colocando a mão para carregar, abrir e fechar a bolsa. Coisas do dia a dia... Repare que a parte da esquerda o couro escureceu mais rapidamente do que a da direita (na foto). Isso porque quando eu ando eu seguro na bolsa justamente nesse local...


Depois que eu havia tirado a primeira foto notei que eu não havia tirado uma foto para fazer o antes... Mas rapidamente virei a bolsa e tirei uma foto da parte de trás da bolsa. 


 E completei o processo por toda a bolsa. Algodão embebido de glicerina por toda ela! As laterais demoraram mais para "escurecer", imagino que seja porque estava menos desidratada que a parte superior.



Ops!!! Esta foto ficou de ponta cabeça! rs...rs...


Aqui eu estava me esquecendo de hidratar a parte que estava abaixo da aba do bolso frontal...

Processo de hidratação finalizado! By DecorRolando
O processo todo não demorou mais que 10 minutos. Estava muito feliz! Até o momento em que meu namorido chegou em casa e o seguinte diálogo começou:

Namorido: --O que você fez com a sua bolsa?? (meio que gritando, meio que assustado!)
 E eu respondi tranquilamente:
--Passei glicerina!
Namorido: --Quem te ensinou a fazer isso? (ainda assustado)
Eu: --Ué, você!!!
Namorido: --Eu??? (mais assustado ainda) Eu nunca falei para você fazer isso!
Eu: Claro que falou, lembra que você me pediu para eu comprar glicerina para passar no volante do seu carro? (comecei a ficar preocupada com o que eu havia feito, pensei em que momento que eu não havia entendido o que ele havia falado...)
Namorido: Lembro! Mas você havia comprado vaselina líquida e não glicerina.
Eu: --Ah! Agora já foi, vamos ver o que vai dar... (meu coraçãozinho apertou, pensei que havia estragado a bolsa, pensei horrores, mas mesmo assim não dei meu braço a torcer... rs...rs...)
Namorido: --Por quê que ela mudou de cor desse jeito? Você estragou a bolsa que você mais usa!
Eu: --É óbvio, como você não percebe! (cínica nada euzinha! rs...rs...). O couro está molhado!
Namorido: --Bom, espero que dê certo o que você fez...
Eu: -- (Cri cri cri cri cri cri cri...) O silêncio tomou conta do meu ser... e pensei: eu também espero que dê certo.

Deixei a bolsa secando uma noite toda e no outro dia ela continuava da mesma forma. Escura.
Por volta do meio dia precisei ir ao mercado e como minhas outras bolsas estavam no armário no quarto (moro em um sobrado), coloquei minhas coisas dentro desta caramelo e sai. O meu carro estava um forno! Carro preto no sol do meio dia, você imagina como estava! Abri os vidros para a sensação de sauna sair um pouco, e sai, com minha bolsa caramelo (escurecida), linda e loira!

No estacionamento do mercado, me apropriei apenas do cartão do banco e deixei a bolsa no forninho do meu carro. E quando eu voltei... Para minha surpresa...
...
...
...
...
... (suspense! kkk)
...
A bolsa estava clareando! Aos poucos percebi que ela estava voltando a cor normal. E percebi que minhas expectativas estavam corretas... Ela realmente estava molhada e com o calor do carro o processo de "secagem" se acelerou.
Cheguei em casa com um sorriso no rosto, meu namorido me olhou e sorriu de volta e me perguntou o que eu havia aprontado. E eu, mais que rapidamente, mostrei que a bolsa havia secado quase que completamente!

As fotos abaixo eu tirei exatamente 48 hrs. após o processo inicial de hidratação com a glicerina.

Frente da bolsa após a hidratação do couro com glicerina. By DecorRolando

Parte de trás da bolsa após a hidratação com glicerina. By DecorRolando.

Detalhes da bolsa após a hidratação com glicerina. By DecorRolando.
A bolsa ficou linda! O couro ficou macio e com um aspecto muito melhor.

Eu tirei mais duas fotos para mostrar que precisamos cuidar melhor de nossas bolsas de couro.

Nesta primeira foto você pode observar que uma parte da alça ainda está escurecida, manchada... Essa parte é o local que eu mais coloco minha mãozinha quando estou andando com ela na rua (sabe quando você está andando na rua, no centro de sampa e morre de medo de alguém passar a mão e levar sua bolsa embora para só Deus sabe onde? Então...) Essas partes escurecidas mostram que o couro estava bem tristinho.

Um lado da alça da bolsa onde o couro estava bem danificado: manchas mostrando que o couro ainda não havia secado completamente mesmo após 48 hrs. By DecorRolando.
A alça do outro lado já não ficou tão escurecida. Tem umas manchas pequenas, mas isso é característica do couro.
Alça do outro lado da bolsa após a hidratação com glicerina. By DecorRolando.
Concluindo:

A glicerina pode ser utilizada como um hidratante para peças de couro, porém devo deixar claro que a secagem do couro após a hidratação vai demorar mais que 48 hrs. 
Não aconselho fazer isso em dias úmidos ou de chuva, porque irá demorar muito mais de 48 hrs para secar. 
Não exponha ao sol. O couro nunca deve ser exposto diretamente ao sol, em nenhuma hipótese. Lembre-se que ele é um tipo de tecido animal e quando exposto ao sol pode danificar.

Gente! Amei o resultado! Aconselho vocês a fazerem este processo de hidratação, mas com as ressalvas quando ao processo de secagem do couro.

Nos próximos dias, quando o tempo estiver adequado, tenho outras hidratação para fazer. E vou fazer logo para evitar que o couro fique tristinho como um lado da alça dessa bolsa. É melhor prevenir do que remediar, né?!

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado! O DecorRolando agradece!!!