segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Cuidados com a casa - Limpeza e organização diária

Olá pessoas!

Estou entrando em uma nova fase na minha vida... a fase da dona de casa. Estou um pouco triste, na verdade, mas sei que é necessário para minha família e sei que com o tempo virá uma grande satisfação pessoal. Mas por enquanto... ainda penso no dinheiro que vai deixar de entrar do segundo emprego que eu tinha e que resolvi (conscientemente) deixar. Isso mesmo, segundo emprego.

Tive jornadas exaustivas de trabalho, já trabalhei 72 horas semanais, dei aulas em cursos de pós graduação, "cuidava" da casa e de 3 cachorros, sempre fui loira (quem é loira sabe o trabalho que dá cuidar do bebelo loiro) e cuidava do noivo/maridão. Aos poucos fui me desapegando de tantas tarefas e hoje trabalho apenas 30 horas semanais, cuido da casa e de 5 cachorros (a família de quatro patas cresceu! rs...rs...), ainda continuo loira e cuido do noivo/maridão. Ou seja, hoje eu tenho pelo menos 42 horas semanais a mais para fazer... para fazer o quê???? Cuidar melhor da casa. Você consegue imaginar o que é isso? Para quem dava aquela arrumada por cima (aquela apenas para enganar os olhos, porque era o que dava para fazer...) agora, ter praticamente todo o tempo do mundo para isso?

No começo foi uma beleza! Arrumação de noite e de dia! Praticamente uma "Amélia!" (me perdoe se alguma Amélia ler isso, mas me baseio na música: Ai, que saudades da Amélia), mas como tudo que é fogo, uma hora apaga... só resta a fumaça... a fumaça de uma semana e meia de loucuras de dona de casa.

Hoje, segundona, prometi para mim mesma que iria me reorganizar e parti em busca de referências. Fui verificar como minhas colegas blogueiras lidam com as tarefas domésticas diárias.




O primeiro blog que consultei foi o Vida Organizada. Nele a Thais já deixa claro o que ela pensa (hoje) sobre o assunto: Diminua as expectativas. (Será que comecei bem?? rs...rs...). Se você tem condições de pagar alguém para fazer o serviço de casa para você, ótimo! Se não (meu caso), faça um pouco por dia, e não limpe por neuras (como em algumas propagandas nacionais de produtos de limpeza), limpe o que realmente esteja sujo e viva mais a vida! Cuide do que realmente é necessário, como por exemplo das roupas e da alimentação.


Fonte: rockabyebabymusic.com
Minha segunda referência diz, praticamente, ter um método revolucionário, colocando em evidência casas americanas. Pelo que eu sei (me corrijam se eu estiver equivocada) empregada doméstica nos EUA é um artigo de luxo. E que em muitas famílias o serviço doméstico é feito pelos próprios moradores da casa. O próprio M de mulher fala que faxineira é coisa rara por lá. A receita deles é, que para manterem a casa organizada, é necessário determinação, disciplina e, principalmente, rotina regrada (Uiii, parece que o assunto ficou sério...). O método que eles descrevem é o FLY Lady (finally loving yourself, que significa "finalmente amando você mesma") desenvolvido pela americana Marla Cilley. O método parece ser funcional e aqui você pode lê-lo na íntegra.  O que eu achei bem interessante é o fato de colocar o tênis, nada de chinelo... Assim você está confortável e seu corpo sabe que você não está de folga, ou seja, que tem trabalho pela frente. O fato de fazer tudo com cronômetro na mão achei metódico demais. E outra, em cada dia da semana lavar roupas, separando por tipos, um dia roupa de cama e toalhas, outro roupas brancas, o outro coloridas... Se você tem uma lava e seca, óteeemooo! Mas se você não tem, a lavagem de roupas fica condicionada aos dias de sol, que as roupas irão secar mais rápido e melhor...

No Normalidade Incomum, a Karen (assim como eu) teve probleminhas para se organizar do começo da sua vida de casada. Fez listinhas de afazeres domésticos, e o que eu achei mais interessante foi colocar nesta listinha não só os afazeres domésticos e sim coisas que ela faz no dia a dia, como deixar um tempinho para fazer as unhas, lavar/limpar os sapatos (primeira lista que eu vejo que coloca esse item, muito essencial diga-se de passagem... chulézinho ninguém merece!), ler a bíblia, etc... Outra dica que ela dá é sempre terminar uma coisa antes de começar a fazer outra.  E o que eu não poderia deixar de falar é que ela leu um livro e o indica: A Mulher Total de Marabel Morgan.

 Tem um blog que eu Adoro! e sempre faço visitas: Organize sem frescuras. Primeiro que o nome é a minha cara! Segundo que eu acho suas dicas muito legais, a Rafaela é super acessível e está com tudo em revistas da área. Aqui a Rafaela, Designer de Interiores e Personal Organizer, bolou quatro planos de organização da rotina doméstica, eu li e achei que para mim funcionaria o plano D com o plano B, ou seja, uma tarefa por dia com 30 minutos diários para fazer o que realmente é essencial.

Para nos (me) ajudar procurei algumas listas para organizar melhor os afazeres domésticos e não esquecer nada, e achei alguns exemplos. Seguem os links.

http://www.meubolsoemdia.com.br/ferramentas/tabelas

http://anaafonsoorganizer.com.br/2009/03/02/planejamento-de-tarefas-domesticas/

http://vidaorganizada.com/casa/limpeza/limpeza-da-casa-um-comodo-por-dia/

http://www.organizesuavida.com.br/portal2010/checklist/checklist_rotina_domestica.html

O que eu fiz: analisei criteriosamente as listas dos três primeiros links e utilizei a última para montar a minha própria lista. Porque neste último link você pode personalizar sua lista on line e depois imprimir.

Vou colocar minha lista em um saco plástico e colocar na geladeira e ir marcando conforme elas forem sendo realizadas, assim eu não me esqueço de nada e não preciso ficar louca cronometrando tudo e também não caio na rotina.

Vou fazer minha lista semelhante à esta abaixo.

http://keephomesimple.blogspot.com.br/2010/09/household-cleaning-schedule.html


Abaixo deixo um link de um vídeo para vocês, que dá algumas dicas de como utilizar os produtos de limpeza à nosso favor:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=w-zhLdjc6Rs



E para terminar, eu fico com a ilustração abaixo, que se encaixa perfeitamente para mim...




2 comentários:

  1. Que bacana, adorei! Tenho certeza que aos pouquinhos vai conseguir deixar a casa do seu jeitinho, qualquer coisa da um grito! rs Bjinhos e felicidades Rafaela Organize sem frescuras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela! Obrigada pela visita! Realmente as coisas irão acontecer aos pouquinhos... E se precisar pode deixar que eu grito! rs...rs... Um grande abraço!

      Excluir

Deixe seu recado! O DecorRolando agradece!!!